top of page

O que é a compostagem e quais são seus benefícios?




Você já ouviu falar em compostagem?


Esse é um processo natural de decomposição dos resíduos orgânicos que pode trazer diversos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade. Neste artigo, vamos explicar o que é compostagem, quais são seus benefícios, como ela ajuda o planeta e como a Virando a Terra promove essa prática.


O que é compostagem?


A compostagem é um processo biológico que ocorre naturalmente e que consiste na decomposição dos resíduos orgânicos, como restos de comida, folhas e galhos, em um composto orgânico rico em nutrientes. Esse composto pode ser utilizado como adubo para plantas e hortas, substituindo fertilizantes químicos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.


Quais são os benefícios da compostagem?


A compostagem traz diversos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade. Dentre eles, podemos destacar:

  1. Redução da quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários: Com a compostagem, uma grande quantidade de resíduos orgânicos que iriam para os aterros sanitários pode ser reaproveitada, diminuindo a quantidade de lixo produzido.

  2. Produção de adubo orgânico: O composto orgânico produzido pela compostagem é um excelente adubo para plantas e hortas, rico em nutrientes e que ajuda a manter o solo saudável.

  3. Redução da emissão de gases de efeito estufa: Quando os resíduos orgânicos são depositados em aterros sanitários, eles liberam gases de efeito estufa, como o metano. Com a compostagem, essa emissão é reduzida.

  4. Economia de recursos: Ao utilizar o composto orgânico como adubo, é possível economizar recursos financeiros e ambientais, já que não será necessário comprar fertilizantes químicos.

Como a compostagem ajuda o planeta?


A compostagem ajuda o planeta de diversas formas. Ao reduzir a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, diminui-se a necessidade de novos aterros e a extração de recursos naturais para a construção desses locais. Além disso, a compostagem contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a conservação do solo e da biodiversidade.


Como a Virando a Terra promove a compostagem?


A Virando a Terra é uma empresa comprometida com a promoção de práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente. Entre os serviços oferecidos pela empresa, está a compostagem de resíduos orgânicos, que pode ser contratada tanto por residências quanto por empresas.


Através da coleta e da compostagem de resíduos orgânicos, a Virando a Terra contribui para a redução da quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários, para a geração de composto orgânico e para a melhoria da qualidade do solo e da biodiversidade.


Além disso, a Virando a Terra oferece soluções e serviços para estimular a prática da compostagem, como a venda de composteiras, a criação de hortas e a venda de composto orgânico para fertilização do solo.


A compostagem é uma prática simples e eficaz para a preservação do meio ambiente e para a promoção de uma sociedade mais sustentável. Com a Virando a Terra, você pode fazer a diferença e contribuir para um futuro mais verde e consciente.

bottom of page