top of page

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. São um conjunto de 17 objetivos e 169 metas que visam a tornar o mundo mais sustentável até 2030. Os ODS buscam acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos.

Os ODS são divididos em 5 áreas temáticas:

  • Pessoas: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros.

  • Planeta: energia limpa e acessível, água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, entre outros.

  • Prosperidade: trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, entre outros.

  • Paz: paz, justiça e instituições eficazes, parcerias e meios de implementação, entre outros.

  • Parcerias: parcerias e meios de implementação, entre outros.

Os ODS são um apelo global para que governos, empresas, sociedade civil e cidadãos trabalhem juntos em prol de um futuro mais sustentável.


Como a Virando a Terra se encaixa nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?


A Virando a Terra é uma empresa que busca estimular a compostagem de resíduos orgânicos e, com isso, gerar um impacto positivo no meio ambiente. A empresa se encaixa em vários ODS, mas destacamos a seguir alguns exemplos:

  • ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável: a compostagem de resíduos orgânicos pode gerar um composto rico em nutrientes que pode ser utilizado na agricultura, garantindo uma produção de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

  • ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis: a Virando a Terra busca incentivar a adoção de hábitos mais sustentáveis na produção e consumo de alimentos, promovendo a compostagem de resíduos orgânicos.

  • ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima: a compostagem de resíduos orgânicos pode reduzir a emissão de gases do efeito estufa, contribuindo para a redução dos impactos das mudanças climáticas.

  • ODS 15 - Vida Terrestre: a compostagem de resíduos orgânicos ajuda a preservar os solos, evitando a erosão e a desertificação.

Conclusão

Os Objetivos da Sustentabilidade são uma ferramenta fundamental para a construção de um mundo mais justo, próspero e sustentável, e a Virando a Terra está comprometida em contribuir para alcançá-los. A compostagem, a consultoria ambiental e os demais serviços oferecidos pela empresa são apenas algumas das soluções que podem ajudar a tornar o mundo um lugar melhor para todos.


bottom of page