top of page

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL | Restaurantes e bares da região realizam a melhor destinação dos resíduos orgânicos, apostando em soluções sustentáveis




Cada ser humano gera, em média, um quilo de resíduos por dia, sendo metade disso, de natureza orgânica, como restos de alimentos, cascas de frutas e verduras, borra de café e outras coisas do gênero. Essa média leva em conta ambientes domésticos, estabelecimentos comerciais, como restaurantes, e empresas de grande porte e que possuem refeitórios próprios. Em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), restaurantes e bares da região optaram por destinar os resíduos orgânicos, gerados diariamente, para a compostagem, utilizando os serviços da Virando a Terra, evitando, dessa forma, problemas sanitários, atração de pragas, multas e até a perda do alvará.


Realizando o manejo correto e transformando resíduos em composto orgânico (adubo), a Virando a Terra, única empresa da região com licença para esse tipo de operação, atende diversas empresas, evitando que os resíduos orgânicos sejam destinados a soluções menos sustentáveis. No aterro sanitário, por exemplo, os resíduos orgânicos geram gases de efeito estufa, como o gás metano, contribuindo significativamente para a crise climática no planeta e, consequentemente, períodos de cheias e estiagem.


Gastronomia local amiga do planeta


Entre os restaurantes e bares da região, já dentro do conceito do ESG (Ambiental, Social e Governança em português), a cultura da sustentabilidade começa a ser mais disseminada e, com isso, a gestão de resíduos é uma espécie de lição de casa para quem deseja ser sustentável. Com a perspectiva de duplicar a gestão de 15 toneladas de resíduos orgânicos por mês, ainda em 2025, a Virando a Terra atende 42 empresas e cerca de 70 residências atualmente. Entre esses clientes, há um número crescente de empresas do ramo da gastronomia. Confira a lista de restaurantes e empresas do gênero alimentício que destinam os seus resíduos orgânicos para a compostagem em São Leopoldo:


Zimbabwe Restaurante

51 Bar e Cozinha

Majestic Drink

Buca di Sant’Antonio

Marquês Cucina

Afronte Cultural

República das Cervejas

Villa D’Assisi

Poke Delícia

Armazém 51

Naturale Fit


De acordo com a sócia do Majestic Drink, Vanessa Clós, a empresa tem essa consciência de que pequenas ações podem ajudar muito o planeta. “Fazer o descarte correto dos resíduos orgânicos faz com que o nosso mundo seja mais próspero e sustentável. A Virando a Terra é a empresa que tem nosso coração”, destaca.


Comments


bottom of page